terça-feira, 2 de novembro de 2010

FICHA DE TRABALHO - LIVRO I - A PESSOA - Pág. 84

Ficha de Trabalho da página 84 do manual 1:
1.1   – Comunicação é uma forma do ser humano se relacionar com os outros, tornando-se numa necessidade fundamental, tal como a alimentação. É uma forma de melhorar a vida dele e dos outros seres humanos, trocando ideias e mudando mentalidades. É essencial à sua sobrevivência.
2.1 – As condicionantes da comunicação passam pelo meio envolvente, nomeadamente as regras e comportamentos sociais de uma certa região. É claro que sendo nós portugueses, não temos quaisquer dificuldades em perceber e comunicar com outros portugueses, pois temos as mesmas regras e comportamentos. O mesmo já não acontece com indivíduos de outras nacionalidades ou regiões.
3.1 – Feedback – trata-se de uma resposta a uma mensagem do emissor.
          Receptor Passivo – trata-se do indivíduo que apenas recebe a mensagem sem a devida resposta.
         Emissor – trata-se do indivíduo que envia a mensagem.
         Receptor – trata-se do indivíduo que recebe a mensagem e que pode ou não dar uma resposta à mesma.
3.2 – Segundo o texto, a comunicação é cada vez mais um processo dinâmico (de estímulos e respostas), pois cada vez mais o receptor enviar reacções de volta ao emissor, através de vários meios. Já não se trata de um mero processo linear de apenas receber a mensagem sem resposta. Vejamos como exemplo as escolas, onde as aulas expositivas são cada vez menos frequentes. Até na comunicação social, hoje em dia não nos limitamos a ouvir, mas também podemos intervir, reagindo através de SMS, mails, blogs, petições, etc.
4.1 – O tipo de código referido no texto é verbal.
4.2 – No texto são referidos os números das portas dos quartos dos hotéis. Significado destes é a não repetição dos números dos quartos, para se distinguirem uns dos outros. Significante é que o primeiro dígito indica o andar e o segundo o do quarto. É uma simbologia universal, para que todos entendam, em qualquer parte do mundo. Trata-se de uma linguagem verbal (pois utiliza numeração árabe), originando código percebido em todo o mundo.
5.1 – Segundo o texto, os aspectos que condicionam o discurso argumentativo são os argumentos (têm de ser muito bem pensados detalhadamente para informar ou convencer o público), o público (pode ou não entender a matéria, depende da sua especialidade) e o orador (pode ou não convencer o auditório, depende da sua postura, conhecimento e carácter).
5.2 – A relação entre discurso argumentativo e persuasão pode ou não ser directa. Se os argumentos forem bons, o auditório flexível e o orador profissional, pode haver persuasão. Caso contrário, isso não se verifica. Ou seja, por exemplo, os professores apenas usam discurso argumentativo, com base na ciência, enquanto que para haver persuasão, vai-se utilizar a emoção e os sentimentos. É o que acontece com os vendedores de automóveis, por exemplo.

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