terça-feira, 9 de novembro de 2010

FICHA DE REVISÕES PARA O 1º TESTE:




Escola Secundária da Ramada

Turma – 3º J

CURSO PROFISSIONAL DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS






- FICHA DE REVISÕES –

1 – A comunicação é cada vez mais importante hoje em dia.

1.1  – Explica a origem da palavra Comunicar.

R: A origem da palavra comunicar vem do latim, COMUNICARE, que significa conviver.

1.2  – Diferencia Interacção Directa de Interacção Indirecta.

R: A interacção directa efectua-se quando se está frente a frente com outro indivíduo, enquanto que a interacção indirecta, efectua-se através de outros meios, como a comunicação social (ex: jornais, revistas, blogs, mail, fóruns, etc.)

1.3  – Explica de que modo a comunicação é influenciada pelo meio envolvente.

R: A comunicação é sempre influenciada pelo ambiente envolvente, pois quando comunicamos com alguém, é necessário ter em conta a pessoa, as regras sociais do local envolvente, a cultura e tradições desse local e o mais importante, a língua e tipo de linguagem. Por exemplo, é mais fácil a um estudante falar com outro estudante do seu local, do que falar com um professor de outro país.

1.4  – Regista todos os intervenientes e elementos da Comunicação dizendo o que é cada um deles.

R:
EMISSOR – quem envia a mensagem.
RECEPTOR – quem recebe a mensagem, dando ou não resposta.
RECEPTOR PASSIVO - é aquele que se limita a receber a mensagem, sem dar qualquer tipo de resposta.
MENSAGEM – informações transmitidas.
CÓDIGO - linguagem utilizada.
CANAL DE TRANSMISSÃO – meio utilizado para comunicar.
CONTEXTO – é a situação (características pessoais dos intervenientes) ou o local.
1.5  – Diferencia códigos verbais de não verbais.

R: Códigos verbais- são aqueles que utilizam a voz ou a escrita, com um conjunto de símbolos, que têm um significante e um significado, sendo estruturados, formando uma linguagem, ou língua.
Códigos não verbais – gestos, mímicas, atitudes, olhar, expressão do rosto, riso, choro, alterações na cor da pele, aperto de mão, abraço, beijo, vestuário, ornamentos, etc. Não utilizam voz, nem escrita de forma estruturada.

1.6  – De que modo o discurso argumentativo se diferencia de discurso persuasivo?
R: O discurso argumentativo é meramente informativo, tem como base factos científicos e a razão. Um exemplo, são as aulas dadas pelos professores. O discurso persuasivo, tem como base não só informar mas convencer um auditório ou um individuo, de uma ideia ou pensamento. Tem como base a emoção e os sentimentos. Um exemplo, são os políticos, que tentar convencer alguns eleitores, a acreditar nas suas ideias.
1.7  – Explica de que modo a comunicação pode influenciar a vida profissional de uma pessoa.

R: A comunicação pode influenciar a vida profissional de uma pessoa, pois se não efectuarmos uma boa comunicação para os nosso intervenientes, quer sejam colegas, superiores hierárquicos, empregados, clientes ou fornecedores, não iremos ter sucesso, pois a mensagem tem de ser bem passada. Há que ter em conta, que devemos ter o máximo de conhecimentos possíveis, devemos saber e conhecer quem são os nossos intervenientes e acima de tudo saber o que dizemos.

2        – O desenvolvimento não implica crescimento.


2.1  – Comenta a afirmação anterior.

R: Esta afirmação pode-se considerar verdadeira, pois existem alguns países desenvolvidos, como é o caso de Portugal, onde não havendo crescimento da riqueza, pode continuar a existir uma boa distribuição da riqueza, ajudando os mais necessitados. Isto acontece, com a aplicação do resultados dos impostos, em subsídios vários aos mais carenciados.

2.2  – Refere um indicador simples e um composto que possa servir de base à análise dos países.

R: De base à análise dos países temos como indicador simples, o PIB per capita e como indicador composto o IDH (índice de desenvolvimento humano).

2.3  – Indica os componentes do IDH, explicando cada um deles.

R: PIB per capita - é o total da riqueza produzida num país ou região, por pessoa.
    Taxa de alfabetização de Adultos - é o número de pessoas que sabe ler e escrever.
    Esperança média de vida - é o número médio de anos que uma pessoa tem probabilidades de viver num certo local país.

2.4  – Escreve 2 países subdesenvolvidos, 2 em desenvolvimento e mais 2 desenvolvidos, com base no IDH.


R:
Países Desenvolvidos - Portugal e Espanha.
Países Em desenvolvimento - Brasil e China.
Países Subdesenvolvidos - Angola e Moçambique.

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